Moradores de Belmonte, caminhoneiros e lideranças políticas bloquearam na manhã desta quarta-feira, 04 o trevo da Veracel, protestando contra as precárias condições do desvio da BR-101 e a desigualdade no tráfego de cargas.
A manifestação, pacífica, quer chamar atenção das autoridades federais e estaduais para a urgência da situação. O descontentamento é causado pela deterioração da estrada usada como desvio e pela proibição de caminhões acima de 21 toneladas, enquanto carretas de eucalipto de até 70 toneladas seguem circulando para abastecer a Veracel.
Os manifestantes exigem manutenção e pavimentação imediata da via pelo Governo do Estado. Também criticam a indefinição sobre a demolição da antiga ponte do Rio Jequitinhonha e a construção de uma nova, o que gera transtornos e insegurança.
Lideranças políticas de Belmonte, apoiam o protesto. A União Nacional dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas do Espírito Santo (UNITAC/ES) também se posicionou, denunciando hostilidades policiais e a falta de diálogo. A entidade alerta para risco de aumento no frete e desabastecimento na Costa do Descobrimento.
A Polícia Militar acompanha o protesto, buscando garantir a segurança e negociar a liberação da via. A expectativa é que as autoridades tomem medidas concretas para resolver os problemas e melhorar o tráfego na região
Mín. 17° Máx. 30°