O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou para esta quarta-feira, 18, às 6h, a liberação parcial do tráfego de veículos leves, vans e de serviços públicos, como ambulâncias e viaturas policiais, na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em trecho da BR-101, no município de Itapebi.
A ponte está completamente interditada desde 5 de maio, quando o DNIT, afirmou que a interdição seria inicialmente, por 15 dias. Segundo o Governo Federal, estudos demonstraram a segurança da reabertura para veículos leves, com sistema pare-siga. Ônibus e caminhões continuarão impedidos de cruzar a ponte, sendo obrigados a usar trajetos alternativos, como o desvio da estrada da Veracel.
A retomada do fluxo de veículos será controlada pela Polícia Rodoviária Federal com o apoio da Polícia Militar, conforme decidido em reunião entre os ministério do Transportes e da Justiça e Segurança Pública, nesta segunda-feira, 17, em Brasília. Além de Renan Filho, participaram o secretário-executivo do Ministério da Justiça, o ilheense Manoel Carlos de Almeida Neto; e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), este último, por videoconferência.
De acordo com o ministro Renan Filho, a operação garantirá a passagem segura dos veículos autorizados e evitará o rompimento do bloqueio para ônibus e caminhões.
Mín. 15° Máx. 27°