Um grupo de pessoas interceptou agentes da Força Nacional de Segurança Pública e soltou cinco homens que estavam presos, na manhã desta sexta-feira, 04, no território indígena de Barra Velha, zona de tensão agrária localizada em Porto Seguro.
De acordo com a corporação, os suspeitos, que tinham sido flagrados com armas e munições durante um patrulhamento, eram conduzidos para uma unidade prisional, quando as viaturas foram paradas na estrada, por aproximadamente dez carros.
A Força Nacional diz que os indivíduos exigiram a liberação imediata dos presos, ameaçando os agentes com "grave violência" caso não obedecessem à ordem.
Ainda conforme a corporação, diante da ameaça e da desvantagem numérica, os policiais "foram obrigados" a entregar os presos ao grupo, mantendo sob custódia o armamento apreendido:
Após a abordagem, o policiamento foi reforçado na região. Viaturas da Força Nacional e da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) que atuavam em Porto Seguro foram deslocadas para a área do conflito, para o resgate dos policiais até a Delegacia da Polícia Federal (PF) em Porto Seguro.
As armas e munições foram apresentada e apreendidas na unidade policial e os fatos comunicados formalmente ao delegado. Segundo a corporação, as investigações serão conduzidas pela PF.
Ainda nesta sexta-feira, indígenas protestaram para reivindicar a soltura de Welington Ribeiro de Oliveira, o cacique Suruí Pataxó, preso na quarta-feira, 02, em outra ação da Força Nacional de Segurança. Na ocasião, ele e outros três suspeitos foram flagrados com armas na mesma comunidade.
Mín. 15° Máx. 27°