As modificações contaram com o aval do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, na Polícia Militar, após quatro anos, o coronel Paulo Coutinho vai deixar o comando-geral da corporação para dar lugar o também coronel Antonio Carlos Silva Magalhães.
No Corpo de Bombeiros, o coronel Adson Marquesini, desde 2021 à frente do comando-geral, vai dar o lugar ao coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, comandante da Regional da Capital e Região Metropolitana de Salvador.
A primeira mulher a assumir o posto de delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito – no cargo desde 2020 – deve ser mais uma a entrar nesta “dança das cadeiras” no comando das forças de segurança do Estado. No lugar dela, a expectativa é a de que seja escolhido André Viana, diretor regional de Polícia do Interior.
No Departamento de Polícia Técnica (DPT), a tendência é a de que Ana Cecília Bandeira deixe a diretoria-geral do órgão, posto o qual ocupa desde março de 2023. No cargo em questão, despontam como favoritos Osvaldo Silva, chefe de gabinete do DPT, e Rogério Serafim, diretor do interior.