A obra da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre as cidades de Caetité e Ilhéus, foi suspensa com 75% do projeto concluído.
A informação foi divulgada nesta terça-feira, 1º, pela BAMIN, responsável pela construção. Segundo a companhia, o contrato com a construtora Prumo Engenharia foi "desmobilizado" na segunda, 31, após um investimento de R$ 784 milhões.
Até o momento, a Prumo Engenharia não informou o motivo da suspensão de contrato.
O trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.
Na época, a BAMIN previu concluir essa etapa até 2027, mas Lula pediu celeridade nos trabalhos para que a entrega acontecesse em 2026, ano eleitoral.
Em nota, a BAMIN disse que, mesmo com a medida, os serviços de manutenção serão mantidos, além de todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro.
Ainda conforme a BAMIN o Grupo ERG, responsável pela companhia, "permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação desta ação".
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) informou que fará uma assembleia nesta quarta-feira, 02, para abordar a situação.
Mín. 20° Máx. 30°