Dom Jailton de Oliveira Lino reuniu algumas das principais autoridades no seu ato de posse, no último sábado, 05, como bispo da Diocese de Itabuna. A cerimônia, na Catedral de São José, teve a presença do prefeito Augusto Castro (PSD) e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
O sexto bispo da Diocese de Itabuna assumiu o cargo máximo em nível local pregando o diálogo com todos os segmentos. Ele assume o rebanho do principal município sul-baiano depois de passagem polêmica de Dom Carlos Alberto dos Santos, que renunciou ao cargo e teve pedido aceitou pelo Papa Francisco em outubro do ano passado.
Nascido em Feira de Santana, Dom Jailton Lino é formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1988 pela Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência (PSDP). Trinta anos depois, assumiu a Diocese de Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano.
Durante a posse de Dom Jailton, o governador Jerônimo Rodrigues colocou o trabalho da gestão estadual à disposição da Igreja Católica no município sul-baiano. “Para que a gente possa contribuir, ainda que parcialmente, com a tranquilidade espiritual das pessoas”, observou o governador, que é católico e viveu boa parte de suas história na cidade de origem do novo bispo.
Dom Jailton assume a Diocese de Itabuna com um desafio enfrentado pela Igreja Católica em todo o país: manter o rebanho e conquistar novas almas. Sob a sua responsabilidade, 35 paróquias em 19 municípios no sul e centro-sul do estado, dentre os quais, além de Itabuna, Camacã, Arataca, Buerarema, Canavieiras, Santa Luzia e Itororó.
Mín. 20° Máx. 30°