Várias quadrilhas que jogavam óleo nas pistas para acidentar e saquear caminhões já foram presas Brasil afora. Entre São João do Paraíso (Mascote) e Itapebi, região com curvas igremes e sinuosas, pessoas já foram presas.
No extremo-sul, na passagem pelos municípios de Itabela, Itamarajú e Teixeira de Freitas, também são comuns as denúncias.
Na mamhã desta terça-feira, 08, um caminhoneiro registrou o que segundo ele, seria camburões de óleo diesel que foram jogados propositadamente por criminosos para provocar acidentes e o saquei da carga. Tarta-se de quadrilhas organizadas que já possuem inclusive, receptores para as cargas.
"Camburões de óleo que o vagabundos jogaram na curva, olha...Entre Teixeira e Itamarajú, chegando aqui na "Café Norte.", narra o motorista.
Uma quadrilha de assaltantes, que jogava óleo diesel na pista da BR-116, em Campina Grande do Sul, para causar acidentes com caminhões e saqueá-los, foi desmantelada. Numa operação, para cumprir 12 mandados de busca e apreensão, cinco pessoas foram presas em 2023.
No ano passado, um acidente com o apresentador Carlos Massa, na rodovia Régis Bittencourt, na região de Barra do Turvo (375 km de SP), no dia 11 de novembro de 2004, levantou a hipótese de haveria uma ‘máfia do óleo ou do guincho’ atuando na estrada com o objetivo de causar acidentes. Após rodar na pista, o motorista João Barion, que trabalhava com o apresentador do SBT há oito anos, morreu na hora.
Mín. 20° Máx. 30°