Apesar de ter ganhado notoriedade nas últimas semanas, a arte e o universo reborn não são uma novidade. Algumas colecionadoras compram bonecas hiper-realistas há mais de 20 anos.
As artesãs que criam os bonecos reborn são chamadas de “cegonhas”, por se referir a quem traz ao mundo os bebês hiper-realistas. Algumas trabalham sob demanda, atendendo encomendas de crianças e a de adultos também.
Para produzir um bebê reborn, são necessárias algumas etapas: a primeira, é o kit, que pode ser de vinil ou silicone, com as áreas separadas do boneco: pernas, braços, cabeça, corpo, entre outraS. Com manchas de frio, cabelo de verdade e até marquinha de vacina, os bebês reborn levam cerca de 15 dias para serem produzidos. O valor de apenas um boneco hiper-realista — tema de grande repercussão na mídia nas últimas semanas — pode ultrapassar a marca de R$ 2 mil.
O termo reborn significa "renascer" e está associado a transformação de um boneco comum em um boneco hiper-realista, como se o brinquedo tivesse "renascido".
Assim como um bebê de verdade, os reborn confeccionados fazem teste do pezinho, têm cartão de vacinação e certidão de nascimento. Outro detalhe dos bebês reborn é que não são leves como os bonecos vendidos em lojas de brinquedo. Eles realmente simulam o peso de um recém-nascido de verdade e os clientes podem escolher a tonalidade da pele, o tipo de cabelo e até se o boneco terá alguma marca de nascença.
PRODUÇÃO:
- Primeiro, elas recebem os kits dos bonecos, que chegam desmontados. Os braços, pernas e a cabeça dos bebês são feitos por escultoras e encomendados pelas artesãs.
- Os bonecos chegam crus, sem nenhuma pintura, cabelo ou expressão. Por isso, a primeira etapa é encontrar a tonalidade do bebê e começar a pintura, com direito a marquinhas de frio e até veias aparentes.
- Em seguida, a pintura precisa ser selada em um forno para não descascar.
- Com a pintura seca, são feitos os detalhes do boneco, como a implantação do cabelo, que é feita fio a fio. As madeixas podem ser sintéticas, humanas ou feita a partir do pelo de algum animal.
- Por último, o bebê é vestido com a roupinha solicitada pelo cliente e os detalhes do enxoval são produzidos.
Mín. 17° Máx. 30°