Manifestantes invadiram a sede da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, nesta terça-feira, 27 e a sessão ordinária do dia foi encerrada pela presidente da Casa, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD). O protesto foi realizado por membros do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj), em greve desde o dia 6 de maio.
Eles exigem a votação de projeto de lei que garante a progressão de carreira dos profissionais, além de um reajuste salarial.
Por meio das redes sociais, o Sintaj compartilhou um vídeo do momento da invasão ao Legislativo baiano. O grupo entrou no local antes do início da sessão do dia e se recusou a sair do local.
Em nota, a Alba informou que a presidente Ivana Bastos tentou diálogo com os manifestantes, mas não conseguiu firmar nenhum acordo com eles. Em seguida, a parlamentar decidiu encerrar os trabalhos legislativos.
“Nosso compromisso com o diálogo e com os direitos dos trabalhadores permanece firme. Mas a invasão de um espaço democrático, como o plenário desta Casa, rompe qualquer possibilidade de construção coletiva e impede o funcionamento legítimo do Parlamento”, criticou Ivana.
Já a categoria afirma que, "São oito anos que a gente não tem reajuste linear e de inflação. Não se trata de aumento, mas simplesmente cobrir a inflação. Como a gente percebe, ela corrói o salário".
Mín. 17° Máx. 30°